Xll Torneio de robótica em São José dos Pinhais - AsmoviQ - Associação de Moradores do Bairro Quissisana

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Xll Torneio de robótica em São José dos Pinhais

AsmoviQ (associação de moradores da vila Quissisana), em São José dos Pinhais, promoveu no dia 10 de agosto de 2019, em parceria com Espaço Maker Bettech, o XIIº Torneio de Robótica Warlock AsmoviQ.
A competição exige inteligência e técnica dos participantes no planejamento, construção e programação dos robôs para duelos e o jogo de futebol em duplas.

Warlock%2B%25281%2529
Foto: Espaço Maker Bettech


Modalidades do Torneio de Robótica:

Sumô Autônomo
Robô autônomo é um robô capaz de desempenhar determinadas funções sem interferência humana.
O sumô de robôs, assim como o esporte praticado por seres humanos, tem por objetivo empurrar o oponente para fora da arena. Como toda competição, o sumô de robôs possui regras que definem, entre outras coisas, algumas características do robô.

Modalidades%2Bdo%2BTorneio%2Bde%2BRob%25C3%25B3tica%2BSum%25C3%25B4%2BAut%25C3%25B4nomo%2B%25281%2529

Modalidades%2Bdo%2BTorneio%2Bde%2BRob%25C3%25B3tica%2BSum%25C3%25B4%2BAut%25C3%25B4nomo%2B%25282%2529

Modalidades%2Bdo%2BTorneio%2Bde%2BRob%25C3%25B3tica%2BSum%25C3%25B4%2BAut%25C3%25B4nomo%2B%25283%2529

Modalidades%2Bdo%2BTorneio%2Bde%2BRob%25C3%25B3tica%2BSum%25C3%25B4%2BAut%25C3%25B4nomo%2B%25284%2529

Modalidades%2Bdo%2BTorneio%2Bde%2BRob%25C3%25B3tica%2BSum%25C3%25B4%2BAut%25C3%25B4nomo


Futebol Rádio Controlado
Na modalidade futebol, os times serão compostos por dois robôs cada, e as partidas são divididas em dois tempos de quatro minutos. Nesta modalidade, só participam robôs operados via rádio controle, quando as máquinas são comandadas pelos competidores via rádio frequência, wifi ou bluetooth.

Futebol%2BR%25C3%25A1dio%2BControlado%2B%25281%2529

Futebol%2BR%25C3%25A1dio%2BControlado%2B%25282%2529

Futebol%2BR%25C3%25A1dio%2BControlado%2B%25283%2529


Warlock%2B%25283%2529


"A participação desses jovens e seu professor do grupo Warlock foi notável e com certeza influenciaram e incentivaram outros jovens a tomarem a iniciativa em procurar saber mais sobre a tecnologia" - afirma Fábio Fontana, presidente da AsmoviQ.

"Muito mais importante que ganhar ou perder, aprender a programar, ler algoritmos e encontrar soluções para os problemas é o que podemos aprender ao participar desses torneios - diz Otávio Augusto Generali, coordenador e participante do evento.

Torneio%2Bde%2Brob%25C3%25B2tica%2Bem%2BSJP%2B-%2BAsmoviQ%2B%25281%2529

Torneio%2Bde%2Brob%25C3%25B2tica%2Bem%2BSJP%2B-%2BAsmoviQ%2B%25282%2529

Torneio%2Bde%2Brob%25C3%25B2tica%2Bem%2BSJP%2B-%2BAsmoviQ%2B%25283%2529

Torneio%2Bde%2Brob%25C3%25B2tica%2Bem%2BSJP%2B-%2BAsmoviQ%2B%25284%2529

Torneio%2Bde%2Brob%25C3%25B2tica%2Bem%2BSJP%2B-%2BAsmoviQ%2B%25285%2529

Torneio%2Bde%2Brob%25C3%25B2tica%2Bem%2BSJP%2B-%2BAsmoviQ%2B%25286%2529